Mudanças na forma
como estes dois itens são utilizados podem acabar fazendo toda a diferença em
tempos de crise.
Em tempos de correrias e longas esperas nas filas dos postos de combustíveis
na tentativa de abastecer o carro nas cidades que sofrem com a falta de
abastecimento em virtude da greve dos caminhoneiros, economia é fundamental.
Dois itens podem acabar se tornando interessantes para quem busca redução no
consumo: Ar-condicionado e Pneus.
Ar-condicionado
Este é um item considerado fundamental, especialmente no Brasil,
país em que faz calor na grande maioria do seu território. Mas, para aqueles
que estão querendo economizar combustível, o ar fresquinho dentro do veículo pode
acabar se tornando o grande vilão.
De acordo com especialistas, andar com o ar-condicionado
desligado pode fazer com que a economia de combustível fique entre 5% e 10%.
Quando existe uma grande quantidade de equipamentos ligados dentro do veículo,
o alternador acaba retirando parte da energia do motor para gerar energia
elétrica e carregar a bateria.
Infelizmente, andar com os vidros abertos do carro pode acabar
fazendo com que o veículo consuma mais combustível, especialmente quando o
veículo está circulando em velocidades acima dos 70 km/h.
Pneus
Para conseguir incluir mais 10% na conta da economia de
combustível, os pneus também devem estar sempre em dia, especialmente no que
diz respeito a sua calibragem. Quando o motor precisa empurrar um veículo que
está com os pneus murchos, ele acaba tendo que distribuir mais força,
consumindo mais combustível.
De acordo com especialistas, quando o pneu está com 5 libras a
menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais
combustível. Para conferir a pressão correta que deve ser inserida nos pneus, a
dica é sempre ficar de olho nas informações que podem ser encontradas na parte
interna da tampa de combustível ou então no batente da porta od motorista.
O motorista também precisa ficar atento no que a montadora
coloca no manual do veículo, uma vez que determinadas montadoras acabam
recomendando diferentes pressões de veículo de acordo com a uso do mesmo.
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